terça-feira, 15 de maio de 2012

OS MELHORES PROGRAMAS INFANTIS

Estamos de volta a ação...


E falando em volta o texto de hoje será dedicado aos momentos nostálgicos da vida.
Quem de vocês nunca se pegou relembrando seus tempos de criança, buscando na memória os programas, desenhos, brincadeiras, tudo o que marcou sua infância e te fazia rir.


Com esse intuito convoco vocês a relembrarem um pouco dos programas que marcaram época na TV nas décadas "áureas" de 1970 à 1990 (minha infância é da década de 90, só pra deixar claro) e que até hoje são lembrados pelos "meninos e meninas" com tanta satisfação.





TV COLOSSO (1993 a 1997)


O programa apresentado apenas por bonecos de cachorrinhos entrou no ar substituindo o “Xou da Xuxa”. Entre os personagens que encantavam as crianças na época está a protagonista Priscilla. O bulldog Borges, que fazia as chamadas para os desenhos animados também era o preferido da garotada.





Esse programa me traz lembranças engraçadas. Eu lembro que certa vez cheguei a perguntar pra uma poodle se ela conhecia a Priscilla, na época eu devia ter 5 ou 6 anos... Coisas de criança.



SITIO DO PICA-PAU AMARELO (1977 A 1986 / 2001 a 2007)


A primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato, contou com 69 episódios produzidos pela Rede Globo, encerrando-se em 1986. Em 2001, a série voltou a ser produzido e exibido pela Globo, com a atriz Isabelle Drummond como Emília, terminando em 2007. Atualmente, uma animação baseada no Sítio está sendo exibida na manhã de sábado pela emissora carioca.




Clássico e lembrado desde os mais antigos quanto a nova geração, a primeira versão mexeu com a cabeça da criançada, principalmente pelas perguntas e armações da boneca Emilia.


VILA SÉSAMO (1972 a 1977)


A adaptação do programa americano Sesame Street foi ideia de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor da Central Globo de Produções. Na primeira versão, o personagem Garibaldo tinha as penas azuis. Em 2007, o programa voltou ao ar pela TV Cultura, com o bichinho com penas amarelas, assim como na versão americana.






CASTELO RÁ-TIM-BUM (1994 a 1997)


Esse programa dispensa maiores legendas! No dia 9 de maio de 2012, a turma do Castelo completou 18 anos de vida. Tinha o Nino ("Três séculos em forma de menino"), o Zeca ("Pequeno, inteligente e sapeca"), o Pedro ("O mundo para ele é um brinquedo") e a Biba ("Esperta, feminina e decididade"). 
Até hoje, "Castelo" faz parte da programação da TV Cultura e, a cada dia que passa, reúne mais seguidores.






Quem nunca cantou "Passarinho, que som é esse?", ou se animava quando via o carro do ratinho passando pela casa pra ouvir "TCHAU PREGUIÇA, TCHAU SUJEIRA, ADEUSSS CHEIRINHO DE SUOR!!!".


TURMA DO BALÃO MÁGICO (1983 a 1986)


Quem não se lembra do refrão: “superfantástico, no balão mágico, o mundo fica bem mais divertido”? A canção marcou na voz de Simony e Jairzinho, além de Luciana, Marcelinho e Ricardinho, e foi um verdadeiro fenômeno na época. O programa da Turma do Balão Mágico também contava com Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho). Em 1986, foi substituído pelo “Xou da Xuxa” (Rede Globo).




Até mesmo quem nunca assistiu sabe de cor o refrão marcante da música e fala sobre a Simony, Jairzinho e etc... Foi uma era histórica.


CARROSSEL (1991 a 1992)


A novela mexicana fez tanto sucesso entre a garotada que o SBT exibiu quatro vezes. A estreia ocorreu em 1991, terminando em 1992. Já as reexibições ocorreram em 1993, 1995 e 1996. Agora, a doce professora Helena e seus alunos vão voltar no remake brasileiro produzido pela emissora de Silvio Santos. A estreia está prevista para o dia 21 de maio.




Ok, não é um programa, é novela, mas merecia aparecer na lista. Esta novela prendeu a atenção de muitas crianças da década de 90 e ajudou muitas mães a segurarem a inquietude de seus filhos.


Cirilo, Maria Joaquina, Laurinha e a Professora Helena são os personagens mais marcantes da trama.


TV CRUJ (1997 a 2002)


O programa infantil foi um dos principais dos anos 90. O CRUJ ("Comitê Revolucionário Ultra Jovem") interceptava, de mentirinha, é claro, o SBT, para passar uma programação totalmente dedicada às crianças. Caju (Diego Ramiro) era o líder da turma, que contava ainda com o Macaco (Caique Benigno), o Chiclé (Leonardo Monteiro) e a Maluca (Jussara Marques). 






Esse foi o auge da minha infância, realmente era muito bom assistir Timão e Pumba, A turma do Pateta e outros desenhos por esse programa.
E nada melhor fechar este texto com a frase mais marcante do programa:


CRUJ, CRUJ, CRUJ, TCHAU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?