domingo, 19 de agosto de 2012

DESEMPREGADOS SIM, PORÉM FELIZES!



Desocupados, vagabundos, sem-futuro... São apenas alguns dos nomes utilizados para aquelas pessoas que estam sem emprego e não fazem o menor esforço para procurar algum.
No facebook, existe uma catergoria de pessoas (conheço algumas, inclusive), que em seu perfil, colocam na área TRABALHO a famosa empresa VASP, Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais. Lógico, que isso é apenas uma sátira dos adolescentes que não se preocupam com contas.

Porém, no fundo das brincadeiras algo surge como verdade, pessoas desempregadas chegam a ser mais felizes do que aquelas que trabalham em um lugar que não gostam. PASMEM!! Isso explica aquele sorrisinho que surge nos lábios daquele seu amigo que não trabalha há mais de 6 meses, tá cheio de dividas e parece não se incomodar com essa situação.

Tudo isso foi explicado com uma pesquisa realizada por alguns cientistas australianos.




O estudo foi realizado por 7 anos, e foram acompanhadas 7.155 pessoas com idade entre 20 a 55 anos de idade. A conclusão do estudo foi que ficar desempregado, seja por vontade própria ou por demissão, pode aumentar o nível de felicidade das pessoas.

Durante os estudos foi aplicado um questionário para medir o grau de felicidade dos voluntários, os empregos foram analisados em 4 aspectos: NIVEL DE DESAFIO, GRAU DE AUTONOMIA, SALÁRIO E PERSPECTIVAS DE CARREIRA.

As pessoas que trabalhavam em bons empregos sã as mais felizes, 75,1 pontos em escala de 1 a 100. Em seguida vem as pessoas com trabalhos ruins e os desempregados, empatados, com 68,5 pontos.

Porém, o que torna o desemprego uma solução mais vantajosa é o seguinte aspecto: durante o estudo as pessoas que trocaram o desemprego por um emprego ruim viu sua felicidade cair 6 pontos a cada ano, e os que cotinuaram desempregados perderam apenas 1 ponto.

A explicação é que "o emprego ruim faz a pessoa perder saúde mental.", diz o psiquiatra da Universidade Nacional da Austrália, Peter Butterworth.



Então, se você tá em um trabalho ruim, e acha que a situação pode melhorar, ai vai uma dica: MUDE. Procure um lugar onde você se encaixe e trabalhe com mais tranquilidade, busque fazer aquilo que você ama, que você gosta, afinal, as pesquisas apontam que pra ser feliz basta fazer o que gosta.


COTIDIANO NA REDE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?